segunda-feira, abril 05, 2010

 PÁSCOA

A palavra Páscoa reporta ao nome em hebraico Pessach significando PASSAGEM que advém do grego Πάσχα.   O sentido simbólico de 'passagem' registava-se no calendário pagão ligado às celebrações que marcavam a mudança e as alterações da Natureza entre o Inverno e a Primavera. Na liturgia judaica representa o êxodo dos israelitas escravos que, no reinado de Ramsés II, fogem do Egipto, atravessam o Mar Vermelho e chegam à Terra Prometida. A Páscoa cristã, por sua vez, celebra a 'passagem' da morte à vida eterna, através da Ressureição de Cristo. 

Páscoa surge-nos, desta forma, como Transformação, Caminho de Luz, Passagem da Escravatura à Liberdade, Redimensionar e Reconstruir no sentido do Bem.
Halleluyah é uma transliteração do hebraico הַלְלוּיָהּ que se lê da direita para a esquerda. A primeira parte da palavra Hallelu(הַלְּלוּ) significa "Louvem! Adorem!" ou "Elogio" e a segunda parte da palavra é Yah (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus, Javé. Trata-se pois de elogiar, louvar ou adorar a Deus.
O tema musical de Leonard Cohen, Halleluyah, foi gravado pela primeira vez em 1984 para o álbum Various Positions. A canção teve inúmeras versões, cantadas por diversos artistas, ao redor do mundo e foi incluída em trilhas sonoras de filmes e programas de televisão.
Cohen afirmou ter tido dificuldade em escrever este tema que é belíssimo, exponenciado pela sua voz grave, cheia e bem colocada.

Halleluya pois e que o ritual de passagem se cumpra, no seu sentido e amplitude solar! 

3 comentários:

  1. Precisamos dessa força de transformação. Por todo o lado, casa, escola, saúde, educação, GOVERNANÇA...

    Caminho de Luz também para ti...

    ResponderEliminar
  2. Halleluyah

    La Ressurreción és el camino del hombre salvo, si me entiendes?

    La libertad y la luz del espírito.

    Saludos

    ResponderEliminar
  3. Olá Victor

    Hola Présen

    Utopia como meta sonhada e construída em exigência, dignidade e generosidade. É o Homem Salvo como diz a Présen, é o caminho de luz, a transformação próactiva e construída serenamente.

    bjs

    ResponderEliminar