quarta-feira, março 17, 2010


CARTAZ DE LUXO NO JAZZ'N GAIA


Hermeto Pascoal, Jacinta, Maria João com Ogre e Gileno Santana juntam-se a Toots Thielemans no cartaz da nova edição do festival que arranca no final de Abril
Hermeto Pascoal junta-se a Toots Thielemans como cabeça-de-cartaz do 4º Jazz’n Gaia, que decorre nesta cidade entre os dias 29 de Abril e 1 de Maio. O programa do evento, já um clássico nos roteiros de jazz contempla ainda Jacinta, Gileno Santana Quartet e Maria João com o projecto Ogre.
A portuguesa Jacinta, com um espectáculo baseado no seu último disco “Songs of Freedom”, abre este Festival Internacional de Jazz de Gaia. No registo, datado de Outubro, podemos encontrá-la
a interpretar grandes clássicos do pop e do jazz das décadas de 60, 70 e 80, nomeadamente de Bob Marley,Nina Simone, Bee Gees, Beatles, Beach Boys e Stevie Wonder.
A segunda noite tem como protagonista Hermeto Pascoal, compositor brasileiro e multi-instrumentista (acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, eufónio, guitarra, etc.), que promete mais um concerto inesquecível em formato duo com a cantora (e sua mulher) Aline Moreira. Antes, no mesmo dia, sobe ao palco o GS Quartet, liderado pelo trompetista brasileiro Gileno Santana, que encontra na música popular brasileira o seu repertório de eleição, passando por autores como Caetano Veloso, João Donato ou Pixinguinha e apresentando também alguns temas originais.
Na última noite, e antes do espectáculo de Toots Thielemans anunciado já há cerca de duas semanas, o festival vibra com a voz de Maria João. Desta vez, a artista apresenta-se com o projecto Ogre, nascido da criatividade de cinco músicos que juntaram competências distintas e universos sonoros não coincidentes, construindo um todo coerente e... indefinível. O som deste “gigante devorador de várias línguas musicais” constrói-se com a voz de Maria João, com os pianos e teclados de João Farinha e Júlio Resende, a bateria de Joel Silva e a electrónica de André Nascimento, do que resulta um “encontro promíscuo entre animais acústicos e máquinas digitais”.
O encerramento do Jazz’n Gaia deste ano far-se-á com um “dinossauro” do Jazz: o mítico tocador de harmónica Toots Thielemans, nome incontornável do jazz mundial que tocou já com outros não menos importantes, como Charlie Parker, Benny Goodman, George Shearing, Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Bill Evans, Jaco Pastorius, Natalie Cole, Pat Metheny, Paul Simon, Billy Joel. Entre outras, são conhecidas as suas interpretações e composições para filmes, sendo a mais famosa a inesquecível balada de “midnight Cowboy”, um ícone da cultura pop dos anos 60.
Bilhetes:
29 Abril - Jacinta
15 euros (10 euros com Passaporte Cultural)
30 Abril – GS Quartet + Hermeto Pascoal Duo
20 euros (15 euros com Passaporte Cultural)
01 Maio – Maria João/Ogre + Toots Thielemans
20 euros (15 euros com Passaporte Cultural)
Billhetes à venda em data a anunciar


Publicado por: Gaia é Cultura

Sem comentários:

Enviar um comentário